Infância
A Educação constitui-se como um dos pilares de intervenção da NHC (Social) na consecução dos objectivos que estiveram na base da sua constituição e que se traduzem, de uma forma genérica, no apoio à emancipação das comunidades que serve. Com efeito, mantém plena actualidade o reconhecimento da Educação como instrumento privilegiado de formação pessoal e cultural, de criação de igualdade de oportunidades, da luta contra a exclusão social, da valorização das diferenças, da convivência entre diferentes culturas e da criação da cidadania. Neste momento, a NHC (Social) mantém em funcionamento a Creche José Mateus nos Olivais.
Creche José Mateus
A Creche “José Mateus” alberga 43 crianças distribuídas por 3 salas: berçário; sala de 1 a 2 anos; e sala de 2 a 3 anos
A Creche “José Mateus” dos Olivais insere-se no Bairro de Olivais Norte, numa área caracterizada por diversas fases de realojamento Social, num ambiente agradável, com muitos espaços verdes.
Construído maioritariamente para inserção de populações diferenciadas, tanto pelo poder de compra como pelo estatuto social, mediante a oferta de habitação económica e de equipamentos colectivos, a construção deste bairro dos Olivais Norte serviu de ensaio a tentativas de resolução de graves problemas, como os da habitação e do ordenamento do território.
Contudo, a pressão demográfica, acentuada com o afluxo de retornados das ex-colónias e pela existência de milhares de barracas e de fogos degradados, vai obrigar os poderes nacionais e autárquicos a delinearem um Plano de Intervenção que ajudassem a debelar esta patologia urbana.
Nasceram, assim, os Bairros do Casal dos Machados e da Alfredo Bensaúde, albergando muita gente com problemas sociais graves.
Construída pelo Município de Lisboa ao abrigo do Programa B-a-Bá e entregue à NHC(Social), por concurso público, para gestão e funcionamento, a Creche José Mateus subscreveu com o Instituto de Segurança Social um Acordo de Cooperação que abrange uma parte da sua população escolar.
A Creche “José Mateus” alberga 43 crianças distribuídas da seguinte forma:
Um berçário para 10 crianças dos 3 meses a 1 ano de idade
Uma sala para crianças de 1 a 2 anos
Uma sala para crianças de 2 a 3 anos
Como é evidente, as famílias servidas pela creche provêm, maioritariamente, dos bairros de habitação social, com casais jovens muitas vezes suportados pelos orçamentos familiares dos avós reformados.
Espaços e Equipamentos
A Creche “José Mateus” conta com:
1º Piso
Berçário
Copa de leites
Compartimento de higienização
Recepção / administração
Gabinete de Isolamento
Sala de amamentação
Cozinha
Copa
Salão polivalente
Despensa
Compartimento para instalação de resíduos sólidos
Arrumos
Instalações sanitárias para pessoas com mobilidade reduzida
Instalações sanitárias infantis
Instalações sanitárias para adultos
Sala de pessoal
Gabinete do Director Técnico
2º Piso
Salas de actividades
Instalações sanitárias infantis
Terraço
Arrumos
Existe ainda um espaço de recreio exterior, vedado, integrando uma zona verde e uma zona de recreio com caixa de areia.
Todas as instalações estão equipadas com o respectivo equipamento.
Os Alunos
A Creche José Mateus é frequentada por 43 crianças:
10 no berçário (Sala Amizade);
14 na sala de 1 ano (Sala Cooperação);
19 na sala dos 2 anos (Sala Autonomia).
Pessoal Docente
A resposta educativa conta com três educadoras de infância. A Directora Técnica é formada na área da educação, tem larga experiência no ensino e na gestão escolar e é, por isso, responsável por todo o Projecto Educativo da Creche e pela Coordenação geral do seu funcionamento.
Pessoal Não Docente
Relativamente ao pessoal não docente, cada educadora conta com o apoio de uma auxiliar de acção educativa que ajuda a cuidar do espaço e dos recursos, mas também auxilia nas actividades educativas.
Colaboram ainda com a Creche “José Mateus” uma assistente operacional e uma auxiliar de ação educativa polivalente.
Formulário de inscrição na creche